3 de maio de 2008

NOTAS DE UM AMIGO

O amigo Márcio Sampaio me enviou, além de seu ótimo artigo mencionado no post abaixo, uma foto que estampa a espiral de banalização da violência e da vida humana no Brasil. A foto foi divulgada pelo blog PEBODYCOUNT, que trata sobre a preocupante onde de violência em Pernanbuco, e recebeu o título de “Domingo de Sol nos Coelhos”. A imagem mostra crianças brincando em uma piscina de plástico, em um cálido domingo de sol, enquanto a alguns metros jaz o corpo assassinado de uma jovem. A vida segue indiferente diante de mais uma morte...



O Márcio, além de jornalista de primeira linha, é um grande amigo e companheiro de discussões e de luta por uma sociedade melhor e mais politizada (na melhor acepção do termo, claro).

3 comentários:

Anônimo disse...

Foto de dar arrepio!!

Professor, falando em violência, eu tenho uma pergunta:

Digamos que vc está no seu carro importado e blindado (e, no seu caso, um daqueles que não agridem "mto" o meio ambiente). Quando aparece do seu lado uma rapaz armado, bate no vidro e pede p/ vc descer. Vc não dá trela...afinal, seu carro é blindade e vc nem precisa se preocupar. Porém...o ladrão percebendo que vc nem se mexeu vai até o carro da frente - que é um carro popular e tira uma mulher do volante. Coloca a arma na cabeça dela e diz que se VC não sair do carro, ele atira nela.
E fica a pergunta: vc sai?


PS: Caso real. Demonstra que não só nós estamos mais insensíveis quanto o ouro lado está mais mercenário.

Anônimo disse...

Pois é, Paty...Situação difícil. Mas, eu sairia sim. Uma coisa é eu arriscar a mim e ter a responsabilidade dos meuas atos e suas conseqüências sobre meus ombros. Coisa muito diferente é ter a responsabilidade sobre danos a outros em suas costas. Acho que não conseguiria viver com essa culpa.
E sairia mesmo com a possibilidade de o ladrão atirar na mulher de qualquer modo...o que não seria tão inusitado assim.
Concordo com a insensibilidade crescente e generalizada.
Obriogado por seu comentário. Continue participando do Gaia.
Beijos.

Jana Marson disse...

João, lendo esse post e a imagem dele, a sensação é de contração.
Contração de todos os músculos e vontade de ficar em posição fetal.
Assim como esse tipo de violência, outros também acontecem ao nosso lado e nada percebemos (ou fingimos não perceber) como essas crianças.
E no caso deles, foi melhor assim!

Sempre que conseguir vou passar por aqui!