1 de novembro de 2010

BRASIL, SEGUNDA-FEIRA, 01.11.2010....

Tenho acompanhado no dia de hoje, pela internet, principalmente pelo Facebook (em função da página de atualização, e não por bisbilhotice), que muitos dos meus contatos, e contatos de meus contatos, sobretudo na faixa entre 18 e 25 anos, têm postado colagens do tipo:


"Parabéns Brasileiros....Hoje dia 31/10/10, garantimos mais quatro anos de José Dirceu, Jader Barbalho, José Genoíno, Sarney, Collor, Marta Suplicy,Cid Gomes e outros ladrões a mais...ou seja...mais 4 anos de corrupção, deficiente educação pública, falta de segurança pública e saúde oferecidas em estado de esmola...parabéns Brasileiros...", ou comentários do tipo: "o povo brasileiro merece a Dilma", "não adianta reclamar, a sapatona já ganhou" e coisas assim (a redação e o português das transcrições foram corrigidos por mim...)

Outros, lamentam-se das mais variadas formas e pelos mais diferentes muxoxos, em relação ao resultado das eleições de domingo.

Bom, em que pese a liberdade de expressão de cada um, e qualidade de louça branca dos nossos ouvidos e olhos - e não deixando de reconhecer que a presidente eleita possui pontos negativos -, fico me perguntando o seguinte:

1) Se "o povo brasileiro merece a Dilma", quem afirma isso não se considera parte do "povo" brasileiro, né? Assim, que apito afinal você toca, cara-pálida? E o que está fazendo aqui?

2) Será que o Ferreira Goulart está certo e, no Brasil, vigora mesmo a máxima de que “Democracia é quando EU mando e ditadura é quando mandam em MIM”, ou seja, democracia só vale, só é legítima e aceita, quando ganha a pessoa em quem EU votei?

3) Collor não foi eleito governador, portanto, não pode ter sido considerado eleito 9 a senador) nesta eleição. Sarney também não disputou esta eleição. Na verdade, esta eleição ele passou entrando e saindo de internações no Hospital e pode ser que seja o próximo a seguir o Tuma. Bem como o Quércia. Jader Barbalho foi barrado pela Ficha Limpa, Maluf também, e mais alguns outros defenestráveis. José Dirceu não possui direitos políticos, não pode ocupar cargo público, nem mesmo comissionado. Quanto à sua suposta atuação nas sombras, vamos e venhamos, quem sabe quem está por detrás (no bom sentido, claro) do Alckmin ou do Serra?

4) Será que, na onda de parecer engraçadinho(a), descolado(a) e um “politizado(a)-chick” você não estaria, na verdade, passando atestado de alienado, repetindo e colando frases de efeito que não são suas e pensamentos vazios, nem você sabe explicar o porque nem o que significa?

5) Cá para nós, prezados descontentes “politizados”, vocês sabem onde fica a associação de moradores do seu bairro? Você se mobiliza para melhorar as condições de ensino (e não de facilidades de aprovação) de sua escola? Você sabe quais são, realmente, seus direitos? E seus deveres? Sua escola/universidade possui centro acadêmico? O que ele tem feito para te representar? Qual é a voz que você possui dentro de sua escola, além da de pagador-calado?



Reflita....

Um comentário:

Renato Guedes (ex-aluno) disse...

Parabéns mestre, excelente reflexo!